Carneiros Hidráulicos

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CARNEIRO HIDRAULICO – ARIETE MARUMBY

É uma das bombas mais práticas e de baixo custo no mercado.
Não exige a necessidade de eletricidade, somente de instalação.
Conhecida como ariete leva água de um nível a outro e ideal para o abastecimento de residências e pequenas criações ou plantações e etc.

Descrição

Obtenha água em abundância 24 horas por dia com este produto revolucionário de custo zero após a instalação, dispensando p uso de energia elétrica ou qualquer combustível.
O Carneiro Hidráulico Marumby também conhecido como ARIETE, é um aparelho que eleva água até determinado ponto, necessitando para o funcionamento, água em abundância e um desnível entre a superfície da água a ser elevada e o lugar onde se encontra instalado o Carneiro.;

O trabalho do Carneiro é ininterrupto e não exige outra despesa senão o custo do material da instalação, dispensando energia elétrica ou qualquer combustível, portanto, ideal para o abastecimento de água para Fazendas, Chácaras, Estabelecimentos Fabris, oxigenação de açudes; etc.;

Além de uma máquina simples, robusta e barata, funciona 24 horas ininterruptas aproveitando a queda de água e elevando uma fração desta para um ponto mais alto desejado.

Carneiro possui uma válvula motora (castelo e martelo);que é vital para seu funcionamento, pois da água que é utilizada, uma parte de até;20% (Vinte Por Cento) é recalcada e outra se destina como força propulsora.

Instalado o carneiro, já com água em seu interior, deve-se pressionar para baixo por alguns segundos a haste do martelo, para iniciar o processo de recalque da água.;

O martelo ao trabalhar, bate de encontro ao parafuso de regulagem provocando um lento desgaste. Por esta razão, recomendam-se duas ou três regulagens anuais de seu curso.

Caso não se obtenha recalque necessário ao pondo desejado,;por pouco;desnível de terreno, basta mudar o Carneiro de posição, alongando o cano de alimentação ;C;, para obter maior pressão de vazão (peso d¿água).;

É sempre recomendado que sejam feitos os testes em época de estiagem para que não seja utilizado um carneiro maior do que o necessário, onde o mesmo ficará parado nas épocas de seca.

A escolha do tamanho do Carneiro deve ser feita de acordo com o volume d;água (vazão) disponível.

Encontrando o recalque desejado, limita-se definitivamente o curso do martelo travando; firmemente o parafuso de regulagem, que irá pressionar; a arruela de vedação (de borracha) contra a base do carneiro para evitar a fuga d;água pela rosca do parafuso de regulagem.

A vazão de acionamento é a água utilizada para acionar o carneiro, medida em litros/minuto ou litros/segundo.

Para se medir a água disponível para acionamento siga os procedimentos abaixo:

1° – Represe;a água em um determinado ponto, para que forme uma pequena lagoa, pegue um pedaço de tubo PVC ou uma canaleta e instale provisoriamente, conduzindo a água;até o local onde o carneiro pretende ser instalado, de forma que a água possa ser conduzida para um recipiente de volume conhecido.

2° – Marque quantos minutos ou segundos se gasta para encher o recipiente, em seguida divida o volume do recipiente pelo tempo gasto para enchê-lo, obtendo assim, a vazão em litros por minuto.

Exemplos:

Um Tambor de 200 litros que se enche em 10 minutos terá:

VAZÃO= 200/10 =;20 LITROS/MINUTO.

Uma Lata de Tinta de 18 litros que se enche em 2 minutos terá:

VAZÃO=18/2 =;9 LITROS/MINUTO.

Caso o Recipiente se encha em menos de um minuto, faça a conta abaixo para;se obter vazão;em Litros por;Segundo.

Uma;Lata de Tinta de 18 litros que se enche em;50;segundos terá:

VAZÃO 18/50 =;0,360;LITROS/SEGUNDO.

Uma Balde de 5 Litros que se enche em;10;segundos terá:

VAZÃO 5/10 =;0,5 LITROS/SEGUNDO.

Para converter L/Segundo em L/Minuto:

Pegue o resultado;acima e multiplique o valor;por 60:

* 0,360 x 60 =;21,6 Litros por minuto

* 0,5 x 60 =;;30 Litros por minuto.

TABELA:
N° CARNEIRO Vazão de alimentação (litros/minuto) Vazão de alimentação (litros/segundo) Tubo de entrada ou alimentação (polegada) Tubo de saída ou recalque (polegada) Altura de Queda até entrada do carneiro (metros)
2 7 a 11 0,116 a 0,183 ¾; 3/8; 2 a 3,5
3 7 a 15 0,116 a 0,250 1; ½; 2,5 a 4
4 11 a 26 0,183 a 0,433 1.1/4; ½; 3 a 5
5 22 a 45 0,366 a 0,75 2; ¾; 4 a 6
6 70 a 120 1,166 a 2 3; 1.1/4; 5 a 7

A colocação certa do Cano de Alimentação ;C; é muito importante.

Recomendamos pois, que sejam observados os seguintes itens:

– Colocar o encanamento o mais reto possível, conforme esquema na segunda imagem acima(Veja mais fotos), sendo a posição 1) correta; 2)admissível; 3) errada.

A: Altura total de Queda D¿água;
B: Altura total de Recalque
C: Cano de Alimentação
D: Cano de recalque

– O cano de alimentação deverá ser de ferro galvanizado para maior golpe de aríete.

– O recalque da água é produzido pelo ar comprimido dentro do bojo (capacete) do carneiro. Trabalhando continuamente, este ar tende a diminuir até paralisar o movimento do martelo. Para evitar o esgotamento rápido do ar, fura-se o cano de entrada ;E; com broca de 1 mm para;os carneiros 3, 4;e um furo de 2 mm para os tamanhos 5 e 6 a uma;distância de 10 a 20 cm do carneiro, conseguindo assim a aspiração de pequena quantidade de ar que fica retido no bojo com cada movimento da válvula. Quando o carneiro parar por falta de ar, remove-se o bujão disposto na parte lateral da base do carneiro, para dar vasão à água acumulada.

– O cano de elevação ;D; poderia ter comprimento ilimitado, se não fossem as perdas dadas pela fricção que são;;de 1 metro de altura ;B; em cada 100 metros de comprimento do cano ;D;,;portanto, deverá ser colocado o quanto mais reto possível, evitando-se joelhos e curvas fechadas e, sempre em elevação crescente para evitar bolsas de ar, que, prejudicam a passagem livre da água pelo cano e consequentemente a produção do carneiro.

– Recomendamos em caso de recalques longos a colocação de uma válvula de retenção (produto disponível em nossa página), no cano de elevação ;D;, a uma distância de cada 50 metros do Carneiro.

Modelo : 3
Necessidade p/ acionamento (litros/minuto) :;7 a 15
Cano Entrada : 1;
Cano Recalque : 1/2;
Peso :;19 Kg

Este site é destinado à solicitações de orçamentos.
Razão Social: CR Máquinas e Equipamentos Eireli – CNPJ: 02.291.141/0001-36
Este site é destinado à solicitações de orçamentos. Para comprar diretamente em nossa loja virtual integrada, acesse: www.lubriminasonline.com.br
Razão Social: CR Máquinas e Equipamentos Eireli.
CNPJ: 02.291.141/0001-36
 
Acesse nossa Política de Privacidade
2021 Lubriminas Itajubá ®
preloader image
Rolar para cima

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar a sua experiência.